في هذه الصفحة يمكنك الحصول على تحليل مفصل لكلمة أو عبارة باستخدام أفضل تقنيات الذكاء الاصطناعي المتوفرة اليوم:
O Pagamento do Tributo, ou O Dinheiro do Tributo (em italiano: Pagamento del tributo), é um dos afrescos pintados cerca de 1425 por Masaccio, mestre italiano do início do Renascimento, que faz parte do conjunto pintado nas paredes da Capela Brancacci da igreja de Santa Maria del Carmine, em Florença, com a participação de Masolino, entre outros.
O afresco faz parte de um ciclo sobre a vida de São Pedro, e descreve uma cena do Evangelho de Mateus em que Jesus ordena a Pedro que procure uma moeda na boca de um peixe a fim de pagar o imposto do templo. A importância do afresco deriva em especial do uso revolucionário da perspectiva e do chiaroscuro. O Pagamento do Tributo (como os outros afrescos do conjunto) deteriorou-se bastante ao longo do tempo, mas foi objecto de um completo restauro na década de 1980 que lhe devolveu a grandeza inicial.
Esta obra tem uma grande importância na História da Arte, porque se considera generalizadamente como sendo a primeira pintura, desde a queda de Roma (cerca de 476 d.C.), a usar a perspectiva linear do ponto único, ou seja, todas as ortogonais apontam para um ponto de fuga que, neste caso, é a cabeça de Jesus. Além disso, é uma das primeiras pinturas que eliminam o uso de um foco aglutinador, uma técnica ainda usada por artistas pró-renascentistas anteriores como Giotto ou Duccio. O espectador pode olhar em torno de Jesus Cristo, no semicírculo criado, e afastar a visão dessa área da pintura sem se sentir atraido para o centro.